segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Postais

“Olho em redor do bar em que escrevo estas linhas.
Aquele homem ali no balcão, caninha após caninha,
nem desconfia que se acha conosco desde o início
das eras. Pensa que está somente afogando problemas
dele, João Silva... Ele está é bebendo a milenar
inquietação do mundo!"

QUINTANA, Mario. Projeto Releituras. [online] Disponível na Internet via WWW. URL: http://www.releituras.com/mquintana_bio.asp. Arquivo capturado em 29 de outubro de 2007.


Foto by Valéria Araújo

Alguém entra pela porta da cafeteria, trazendo em seu rastro o vento frio que dissipa a calidez do ambiente revelando-me o vazio de minha alma, e o café esfria na xícara enquanto eu escrevo postais na tentativa desesperada de não ser esquecida no ato de lembrar.

Uma mulher olha para o infinito mexendo mecânica e delicadamente seu café. Talvez sinta solidão, talvez saudade... Solidarizo-me à sua dor, seu olhar perdido se parece com a minha alma, e ao fundo uma antiga canção nos incita a sonhar. O café esfria, e a garçonete me olha com reprovação. O mundo é regrado e frio, mecânico e paranóico e em sua cadência não há espaço para sentimentos e variantes.

Só quem sente saudade é capaz de perceber a dor da ausência e entender que escrevo buscando desesperadamente a imortalidade na memória dos que me lêem e que o café frio não é mais insuportável que o vazio e o medo de outra vez me encontrar a solidão.

5 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Valéria... minha amiga mais querida... Adorei o Café com Canela. Só hoje pude estar aqui. (Estou em outro computador enquanto o acidentado está aguardando novo teclado).
Valerinha, seu texto é muito especial. Especial na linfa e na superfície.
Visitas ao seu blog, serão freqüentes, pois sua companhia com café é mesmo uma happy-hour para esse desassossego meu de ultimamente.

Abraço (grande) a você e ao Raimon.
Com açucar.

Valéria Araújo disse...

Minha querida amiga, muito obrigada por seu comentário! Fiquei muito feliz em lê-lo, afinal este blog foi feito mesmo para receber visitas "ilustres" como a tua, pessoas como você, sensíveis e abstratas o suficiente para perceber emoçoes, que sao a energia, a força para caminhar nesta estrada tao longa e difícil que é a vida. Beijinhos, agradecemos (eu e Rai) o carinho e afirmamos que é mais que recíproco. Você também é uma amiga muito querida, e sempre participa de nossos almoços, cafés, e principalmente de nosso "Projeto Brasil". Beijos enormes!!! Volte sempre que desejar.

Anônimo disse...

Queridos - Valéria e Rai - ancorei o link do Café com Canela no Aerial. Visitei os links deste espaço e encontrei coisa muito linda do Henrique Fialho. Já tá lá...
Querida, o email que vc enviou falando desse projeto (Projeto Brasil?) eu perdi no outro computador. Quando vc tiver um tempo me re-envie a proposta?
Que seu domingo esteja bem gostoso!
Abraço afetuoso em ambos.

Unknown disse...

Olá Valeria.Gostei do seu blog.
Apesar de sentir o peso das tuas palavras prefiro-as assim, escuras&fortes como o café ao invés de rosa-choque como o algodão-doce.
Obrigado pelas tuas palavras e espero que continues a escrever cada vez mais.
Cumprimentos

Shows em Barcelona