terça-feira, 25 de dezembro de 2007

Relíquias

"Para poder morrer apetecida
Me cubro de promessas
Da memória.
Porque assim é preciso
Para que tu vivas.”

Hilst, Hilda. Poema da Noite. Disponível via HTML em http://leaoramos.blogspot.com/2007/09/para-poder-morrer-hilda-hilst-guarda.html. capturado em 25/12/2007.

Foto: Valéria Araújo

Selou a promessa da volta com um delicado beijo na testa, e eu, na angústia das horas que me torturam até o teu retorno, em atroz companhia de tua ausência a atormentar-me como um fantasma recolho a xícara que ainda guarda o desenho de teus lábios marcados pelo café e o guardanapo que usaste, beijo delicadamente o contorno de seus lábios na louça fria e depois os guardo com o carinho e cuidado de uma devota com as relíquias de seu santo enquanto repito cada palavra que me disseste pela manhã com a fé impecável de quem repete uma oração.

Nossas roupas espalhadas pelo chão, o olor de nosso amor e de incenso da noite passada em nosso quarto, na cama e nos travesseiros e o teu cheiro ainda impregnado em meu corpo confidenciam os fatos e fomentam a desesperação da minha espera. Mas imponente queda a promessa... E os fantasmas e o desespero de quem ama, e o tempo que demora a passar quando esperamos.

6 comentários:

Anônimo disse...

Tancar la porta al meu darrera i anar-me’n a treballar amb el consol de poder-te besar a la tornada. Quan me’n vaig el meu pas s’alenteix com si no pogués marxar lluny de tu: les tasses de cafè, la nostra roba escampada pel terra, els teus llavis... et vaig pensant durant tot el llarg camí que m’allunya de tu i m’apropa a la meva antiga desesperació. Però conservo tot el dia l’escalfor del teu cos, la que fa que els meus passos s’alleugereixin quan és hora de tornar a veure’m en la teva mirada i reconèixer el gran amor que sento per tu. T’estimo Valerinha meva.

Anônimo disse...

Fantástico texto e a forma desesperada e esperançosa, otimista e singela de descrever o amor. Contrastes fascinantes que atrapam o leitor e nos envolvem em teu mundo e em teus sentimentos. Adorei teu blog. Voltarei!

Berimba de Jesus disse...

linda a foto...as vezes me afogo na cama...

Anônimo disse...

Muito gira este blog. Gostei. Mulher brasileira é fogo puro! Inteligente e apaixonada torna-se irresistível.

Valéria Araújo disse...

Raimon, meu... Agradeço seu comentário, é sempre um prazer ter sua ilustre visita em meu blog. Também me dói tua ausência, mas nao importa, pois sei que estás comigo a cada momento, ainda que na dor angustiada por tua espera, é por TI que espero... Mesmo o fantasma de tua ausência ainda é você na essência...

Valéria Araújo disse...

Miguel Arias, agradeço sua visita e seu comentário, sempre bem vindos ao meu café.
Embora eu mesmo discorde de estereótipos raciais ou genéricos, agradeço o que recebo como um elogio à mulher brasileira, mas devo advertir que nao se esqueça que o mesmo fogo que aquece e salva do frio pode queimar e até matar. O fogo é dono de sua vontade, o que o torna perigoso...

Shows em Barcelona